VOLTAR

Veja os cuidados com o corpo nos dias de muito calor.

admin |03 dez, 2010

Veja os cuidados com o corpo nos dias de muito calor. | InfraRedMed

Deixe o seu comentário!

O médico Marcos Brioschi conversou com os internautas do Fantástico e explicou que quem mora em um ambiente quente envelhece mais rápido.

Tempo quente, muito calor e sol forte: todos esses fatores exigem cuidados extras com o corpo. Foi o alerta do médico Marcos Brioschi durante um bate-papo realizado com os internautas do Fantástico. Segundo o especialista, os efeitos do calor no corpo humano são maiores do que imaginamos e, por isso, existem cuidados básicos que devemos tomar antes de enfrentar mais um dia de calor.


Sensação témica

Podemos fazer muitas coisas para diminuir a sensação de calor no corpo, como banhos frios antes de deitar, procurar se alimentar pouco e não fazer atividades físicas na parte da noite. É muito importante se preparar para o sono

Reação do corpo ao calor
“O nosso corpo vai tentar jogar o calor para fora. A pessoa sua mais e apresenta uma frequência cardíaca mais elevada, o que pode até ocasionar um derrame. Por este motivo é tão importante manter o organismo equilibrado com um banho antes de dormir.”


Fome

“É normal sentir menos fome com esse calor porque o nosso metabolismo aumenta.”


Exercícios
“Tudo bem fazer exercicios pela manhã. Nesse horário o rendimento será melhor. Se exercite em um ambiente bem ventilado, sem sol batendo em cima e utilize roupas leves e de algodão. Seguindo esses passos, você não terá problemas.”


Desidratação

“A perda de água pelo suor é um importante fator para o corpo. Perdemos quase 1,5 litro com a transpiração. É importante repor essa água. Em dias de muito calor chegamos a perder até 2 litros de água. A dica é: água, muita água para enfrentar esses dias de muito calor.”


Envelhecimento

“Quem vive em um ambiente quente envelhece mais rápido porque nossa pele é sensível a essas trocas térmicas. Por isso, é importante beber muita água e passar hidratante para amenizar os efeitos térmicos.”


Menopausa

“Além do calor normal, as mulheres na menopausa sentem um outro calor bem característico. É um calor diferente, um dos efeitos da menopausa no corpo. As mulheres na menopausa sentem mais calor do que as outras pessoas. É importante lembrar que existe um tratamento específico para esses calores. Procure o seu ginecologista para encontrar o adequado para você.”

Fonte: Fantástico

AVISO IMPORTANTE:
O conteúdo deste site é de caráter educativo e não deve ser considerado consulta médica, provável diagnóstico ou tratamento recomendado. Todas as imagens com pacientes e terceiros têm sua autorização escrita.
Site educativo do Dr. Marcos Brioschi, médico, medicina diagnóstica. Termografia para diagnóstico da dor, risco de lesão esportiva, atividade metabólica, risco cardiovascular, avaliação metabólica da mama

© 2007-2017 Canal InfraRedMed – Dr. Marcos Brioschi. Todos os direitos reservados.