VOLTAR

Exame facilita a descoberta da dor…

admin |03 dez, 2010

Exame facilita a descoberta da dor… | InfraRedMed

Deixe o seu comentário!

REPORTAGEM DE CAPA: Exame facilita a descoberta da dor.
Edição 356 – 14/03/05

Acelerador da cura

Exame sem contra-indicações facilita a descoberta de pontos de dor.

O que surgiu como tecnologia de guerra agora ajuda a salvar vidas.  A base das imagens vistas na Guerra do Iraque é a mesma usada para diagnóstico por infravermelho.

Tudo o que existe na superfície da Terra emite esse tipo de radiação, não visível aos olhos humanos. O exame ajuda a descobrir doenças, entre elas a dor, e enfermidades não-identificadas com outras técnicas ou em estágio inicial, como tumores.

Com isso, acelera-se a cura.

O método é uma maneira objetiva de avaliar a dor”, diz Marcos Brioschi, médico do Centro de Dor do HC. Ele realiza o exame no Hospital Nove de Julho, São Paulo, e no Centro Médico MAB, em Curitiba.

A termografia infravermelha é feita com uma câmera especial que filtra os raios infravermelhos e filma o paciente.
Analisando a distribuição térmica do corpo na imagem, o médico faz o diagnóstico com base em pontos de temperatura anormal.

Segundo Brioschi, a técnica se mostra eficaz na detecção de dores sem marcas físicas, que muitos consideram subjetivas, como tendinite e enxaqueca.
Também comprova casos de lesão por esforço repetitivo.
Não substitui os métodos atuais, como ultra-sonografia ou tomografia, mas complementa a análise.

Fonte: Época.

AVISO IMPORTANTE:
O conteúdo deste site é de caráter educativo e não deve ser considerado consulta médica, provável diagnóstico ou tratamento recomendado. Todas as imagens com pacientes e terceiros têm sua autorização escrita.
Site educativo do Dr. Marcos Brioschi, médico, medicina diagnóstica. Termografia para diagnóstico da dor, risco de lesão esportiva, atividade metabólica, risco cardiovascular, avaliação metabólica da mama

© 2007-2017 Canal InfraRedMed – Dr. Marcos Brioschi. Todos os direitos reservados.