VOLTAR

Termômetro do Futuro permite medir a qualidade do sono e prevenir doenças

cdn |11 abr, 2019

Termômetro do Futuro permite medir a qualidade do sono e prevenir doenças | InfraRedMed

Deixe o seu comentário!

Recentemente o Prof.º Dr.º Marc Abreu, pesquisador da Universidade de Yale, esteve no país para compartilhar seus conhecimentos e treinar médicos da Infraredmed. Ele apresentou sua mais nova descoberta: um método revolucionário capaz de prevenir doenças neurodegenerativas e aprimorar o desempenho físico e mental, melhorando consideravelmente a qualidade do sono das pessoas. O equipamento já pode ser chamado de Termômetro do Futuro, pois permite medir a temperatura exata do cérebro enquanto dormimos de forma totalmente segura e não invasiva. De acordo com o Dr. Abreu, é a temperatura cerebral durante o período de repouso que determina nossa saúde, ou seja, é ela quem conduz a nossa capacidade de remover proteínas tóxicas acumuladas enquanto dormimos, prevenindo assim doenças, preservando a saúde e aumentando o desempenho físico e mental.

Os pesquisadores descobriram que o aquecimento cerebral durante o sono é prejudicial à saúde. As doenças mais prevalentes hoje como Alzheimer, Mal de Parkinson, Esclerose Lateral Amiotrófica, Envelhecimento Precoce e muitas outras, estão diretamente ligadas a essa elevação. Na verdade, cada cérebro possui a sua temperatura ideal enquanto dormimos, o que chamamos de “padrões térmicos cerebrais” e só identificando a medida exata é possível eliminar completamente essas proteínas e toxinas ruins, e garantir que a pessoa realmente tenha um descanso restaurador e regenerativo.

Prevenção é a palavra-chave.

O BTT™ Sleep Optimization, desenvolvido pelo Profº. Marc Abreu, capta essas informações enquanto o paciente dorme, e pode ser útil para médicos de todas as especialidades. O aparelho detecta ondas de temperatura cerebral durante o sono e transmite remotamente pelo celular do paciente, o que permite – com a ajuda de Inteligência Artificial (IA) – identificar padrões e atividades que possam estar causando um sono prejudicial. Atitudes como tomar banho quente, fazer atividade física a noite, exposição demasiada ao ar condicionado ou sair no frio sem blusa, por exemplo, podem provocar estímulos térmicos significativos que atrapalham a saúde do sono. Sendo assim, é necessário criar um ambiente propício para uma noite tranquila e exercitar os “impulsos” que levam a diminuição do estresse. Mas nem todo mundo sabe exatamente sua temperatura cerebral e quanto que estes hábitos podem realmente estar influenciando positiva ou negativamente. O intuito do exame é identificar quais hábitos são ideais para cada pessoa de acordo com sua resposta térmica, isto é, relacionando a curva térmica com os hábitos de vida do paciente previamente registrados num diário semanal. O cruzamento destas informações e análise por IA geram um relatório médico tanto diagnóstico quanto terapêutico para ajudar o paciente e também o profissional de saúde a trata pacientes com estas enfermidades ou p.ex. pacientes com dor que não tem sono adequado, pacientes com doenças cardiovasculares. Ou até mesmo atletas que procuram melhorar seu desempenho físico e mental.

A InfraRedMed acredita que este é um grande passo da Medicina na avaliação do sono e prevenção de doenças. É importante lembrar que, assim como os exames de imagem por Termografia Médica, este também precisa ser realizado por um profissional altamente qualificado em Termologia. Nossos médicos são especialistas na área e passam por um longo período de treinamento para que possam realizar a avaliação e laudos de exame.