VOLTAR

Fibromialgia: diagnósticos e tratamentos

cdn |18 abr, 2017

Fibromialgia: diagnósticos e tratamentos | InfraRedMed

Deixe o seu comentário!

Dores difusas pelo corpo? Cansaço? Insônia? Dor de cabeça? Dor abdominal? Intolerância ao frio? De causa ainda desconhecida, a fibromialgia é a terceira doença mais comum de diagnóstico da reumatologia depois da artrite reumatóide e artrose.

Mais comum em mulheres entre 29 a 37 anos, a fibromialgia é uma síndrome com grande sobreposição de sintomas, distúrbios neurovegetativos e imunoneuroendócrinos comumente associada com inflamação.

Quando corretamente diagnosticada a fibromialgia apresenta tratamentos farmacológicos (antidepressivos, analgésicos, anticonvulsivantes, opióides fracos) e não farmacológicos (exercício aeróbico moderado, terapia cognitiva, alongamento e fortalecimento muscular de membros superiores, acupuntura, hidroterapia, hipnoterapia, educação ao paciente). Exercício moderado pode auxiliar a reduzir a dor.

Porém diversas doenças podem estar associadas à fibromialgia ou até mesmo camuflando o quadro clínico, como hipotireoidismo, lupus, artrite reumatóide, espondiloartrite, síndrome de Sjogren, doença de Lyme, espondilite anquilosante, polimiosite, polimialgia reumática, osteomálácia, osteoporose, doença vertebral degenerativa, síndrome de dor miofascial, hipertireoidismo, síndrome paraneoplásica, miopatia metabólica, mestástases, meoloma múltiplo, polineuropatias, doença de Parkinson, sarcoidose, infecções virais, psicoses, depressão e muitas outras.

Não se trata de uma doença psiquiátrica. As dores são reais. Estudos por imagem comprovam a existência da doença, como a Ressonância Magnética Funcional e a Termografia Médica. Estes métodos documentam aspectos da doença relacionadas à dor e o sistema nervoso. A termografia documenta as alterações neurovegetativas relacionadas a perda de calor. Isto é, devido ao distúrbio do sistema neurovegetativo (conhecido como autônomo), não há um controle adequado da termorregulação na fibromialgia o que gera imagens como estas, diferente das pessoas sem a doença:

A captação da imagem termográfica é um procedimento indolor e não invasivo. Consiste em imagens térmicas capturadas por um aparelho especial que mapeia o corpo inteiro do paciente.

A termografia tem valor legal como exame complementar no diagnóstico clínico da fibromialgia quando realizada por profissional devidamente habilitado e em centro de referência. Seu diagnóstico definitivo deve ser corroborado pela correta avaliação clínica que pode ou não, conforme a indicação médica, utilizar a termografia para averiguar a dor miofascial associada à fibromialgia ou seu diagnóstico diferencial com outras doenças, uma vez de que se trata de exame para este fim.

Consulte seu reumatologista e lembre-se, a reabilitação do paciente com fibromialgia depende tanto da abordagem interdisciplinar quanto do apoio da família, amigos e colegas de trabalho.

 

AVISO IMPORTANTE:
O conteúdo deste site é de caráter educativo e não deve ser considerado consulta médica, provável diagnóstico ou tratamento recomendado. Todas as imagens com pacientes e terceiros têm sua autorização escrita.
Site educativo do Dr. Marcos Brioschi, médico. Medicina diagnóstica, termografia médica para diagnóstico da dor, prevenção de lesões esportiva e no trabalho, atividade metabólica, risco cardiovascular, avaliação da mama

© 2007-2017 Canal InfraRedMed – Dr. Marcos Brioschi. Todos os direitos reservados.